Normalmente, no nosso cotidiano, quando se trata dos tipos de leitura, costumamos citar os livros. Sim, os famosos ídolos, os ''astros de Holywood''. Mas, sem querer, nós ficamos com a Síndrome dos Gibis. É. Admiramos e gostamos tanto dos gibis que temos que admitir que eles são muito importantes para a aprendizagem da leitura.
Os gibis são, naturalmente, mais apreciado pelas crianças que curtem o mundo cômico. Um dos gêneros de gibis mais preferidos da criançada são as revistinhas de super-heróis. Antigamente, os adultos costumavam ler gibis pelo tempo agendado que tinham, mas, hoje em dia, infelizmente não encontramos agenda espaçosa nos adultos. Eles se imprensam no famoso corre-corre. Voltando à conversa dos gibis, antigamente, adultos, jovens e crianças curtiam Recruta Zero e Hagar, o famoso Viking fortão.
Mas não pensem que a Disney ficou de fora, não. Walt Disney criou as revistinhas Disney. Nelas e nos famosos filmes da Disney, Walt criou um personagem nosso: O malandro Zé Carioca. Ele é um papagaio. A ave mora no Rio de Janeiro. O personagem foi interpretado por Walt de uma forma errada e preconceituosa: Walt Disney via o Brasil como um país preguiçoso, que só sabe frequentar constantemente as praias. Eu acho o Brasil um país batalhador e guerreiro, que merece o suado pão de cada dia e uma belíssima água.
Maurício de Sousa criou as revistas Turma da Mônica. Depois, a turminha não ficou frequentando só os gibis; ela agora embeleza a TV brasileira.
Gosto muito dos gibis!
3 comentários:
Agradeço muito a suas ilustres visitas diárias! É muito bom ter pessoas do Brasil inteiro olhando o meu blog. E percebi que meu blog foi de Apodi até a Holanda! Completamente fascinante! Muito obrigado, Misael, por me "revelar" aí em Simão Dias.
...
Só pra dizer: Eu "devoro" os gibis, sim. Já li um gibi de 500 páginas em 3 dias!
Abraço
E até outro dia.
Eu adooooorooooooooooooooo gibis! e olha q sou bastante grande rsrsrsr...
Postar um comentário