quinta-feira, 8 de maio de 2014

Crônica - Seleção firme e forte

O Brasil é o favorito atual ao título
Saíram os 23 atletas que servirão ao técnico Felipão na Copa do Mundo de 2014 no país do Brasil. A Seleção Brasileira foi convocada assim: Goleiros: Júlio César (Toronto FC), Jefferson (Botafogo) e Victor (Atlético-MG). Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Marcelo (Real Madrid), Maicon (Roma) e Maxwell (PSG). Zagueiros: Henrique (Napoli), Thiago Silva (PSG), David Luiz (Chelsea) e Dante (Bayern de Munique). Meias: Ramires (Chelsea), William (Chelsea), Paulinho (Tottenham), Luiz Gustavo (Wolfsburg), Oscar (Chelsea), Hernanes (Inter de Milão) e Fernandinho (Manchester Citty). Atacantes: Neymar (Barcelona), Jô (Atlético-MG), Fred (Fluminense), Bernard (Shaktar Donetsk) e Hulk (Zenit).

Henrique: Novidade negativa

Será que Henrique nos surpreenderá?

Praticamente todos os brasileiros que souberam da convocação apontaram o zagueiro Henrique, ex-Palmeiras e agora no Napoli da Itália, como uma grande surpresa, já que o jogador não estava numa fase tão boa quanto Miranda, atualmente jogando no Atlético de Madrid, time que irá disputar a final da Uefa Champions League contra o Real Madrid, o time rival da cidade madrilenha. Sem contar que Réver, do Atlético-MG, Dedé, do Cruzeiro, e Marquinhos, do PSG e ex-Corinthians, eram os mais cotados atrás de Miranda. Na minha opinião, Henrique entra para ser um titular quando acontecer uma certa fatalidade no time, já que Thiago Silva, David Luiz e Dante são defensores muito melhores e com melhor identificação com a torcida. Acho, ao meu ver, que Felipão convocou Henrique porque claramente tem mais uma certa afinidade, digamos, com o jogador, já que os dois já trabalharam juntos no Palmeiras, último clube de futebol em que Scolari trabalhou em sua carreira até chegar ao comando da Seleção Brasileira.

Seleção: Meio experiente, meio jovem

Equilíbrio de experiência e juventude na Seleção Brasileira
Se não fosse a convincente atuação da Seleção Canarinha na Copa das Confederações ano passado (em 2013) a torcida brasileira séria e certamente não teria tanta confiança junta do torcedor, já que a apreensão até então antes da competição tomava conta do torcedor do Brasil. Diferentemente de 2010, a Seleção não tem tantos craques individuais no plantel, mas tem um fator muito importante: A coletividade. O trabalho coletivo fez o Brasil chegar onde chegou, batendo a Espanha por 3 a 0 numa final de Copa das Confederações num Maracanã completamente lotado. A média de idades da Seleção é de mais de 27 anos. Bom sinal .Um time meio experiente (com Maicon, Júlio César, etc). Um time meio jovem (Neymar, Oscar, etc). Um time equilibrado. Bom sinal para todos. Sinal que vem muita confiança, empenho e empolgação pro aí nos jogos do nosso querido Brasil.

Felipão: Muito sensato

Felipão: Muita sensatez em uma pessoa só
Certamente em 2002 muitos nem acreditavam que o Brasil seria campeão da Copa do Mundo na Coréia do Sul e no Japão. Romário, o atual xodó de todos na época, jogava muita bola, mas Scolari não o convocou. Todo muito até desejou pragas contra o técnico e a Seleção Canarinha, mas no decorrer de jogos o baixinho foi deixado de lado pela torcida, já que a própria viu a sensatez dos convocados de Felipão nos jogos. Dá pra ver claramente que Scolari é um técnico por sua vez muito sensato. Vamos ver no que dá nesta copa.

Neymar: Principal esperança

Neymar: Nossa principal esperança hoje em dia
Este é o camisa 10 da Seleção. Por opinião popular, seria inadmissível uma queda de nível dele na Copa do Mundo. Esperamos que isto tenda a não acontecer, pois ele é uma peça principal no time canarinho. Esperamos também que ele seja o melhor da Copa, nos ajudando a buscarmos um título tão sonhado que não vem faz 12 anos.

Até a próxima!

Nenhum comentário: