terça-feira, 12 de junho de 2012

Os 100 anos de Luiz Gonzaga

Pois é. Nessa crônica, eu vou falar sobre os 100 anos do ''Rei do Baião'' Luiz Gonzaga. Mas esse ''rei'' não é cortesia, não. Luiz foi um cantor nordestino que deixou a sua marca do Brasil. Pode ser que todos os outros países do mundo não conheçam o trabalho e a carreira desse cantor. Mas o que importa mesmo é que Luiz Gonzaga deixou uma grande obra dele no nosso sertão.

Luiz tem no seu repertório inúmeras músicas; pois é, não citei o forró na crônica ''Os sentimentos que a música traz'', mas esse gênero requer a animação e o amor. Luiz Gonzaga era diferente de muitos cantores que fazem fama no Brasil e no Mundo: Ele cantava com amor ao forró nas suas músicas. Ele deixou uma imensa obra no Brasil inteiro. Ele fez o Nordeste se animar nas épocas de seca com seus xotes e músicas de forró. Todos os cantores de forró tem Luiz como inspiração, pois não tem como imaginar um forró sem lembrar do rei do baião, Luiz Gonzaga.

Luiz Gonzaga também teve seu herdeiro na música brasileira: Ele gerou Gonzaguinha, outro cantor que deixou uma obra bonita no Brasil inteiro. Só existia uma diferença: Gonzaguinha cantava músicas mais clássicas e românticas. Mas, de vez em quando, em alguns shows que estava com a companhia do pai, Gonzaguinha entrou no ritmo de Luiz Gonzaga e cantou o forró com ele.

Só que ninguém  pode viver pra sempre, não é mesmo? Luiz Gonzaga, idoso, acabou falecendo na década de 80. O Brasil inteiro lamentou a sua morte. O filho Gonzaguinha também acabou morrendo muito jovem. Mas assim é a vida. Ninguém pode viver pra sempre, não é verdade? Nesse ano, Luiz Gonzaga completou 100 anos de vida, mesmo estando no céu. Muitos cantores prestaram a sua homenagem ao ''Rei do Baião'', também conhecido como ''Gonzagão''.

Luiz Gonzaga tem sua marca registrada nos nordestinos!


2 comentários:

Anônimo disse...

Boa,crônica!Me ajudou a entender como se escreve uma crônica(preciso para um trabalho da escola!).Obrigada!

Anônimo disse...

Tu tens talento pra escrever! Mas, alguns erros deixam a leitura do texto um pouco cansativa. Principalmente, nos momentos em que se repete muito a palavra forró.
Estude bastante que terás um futuro brilhante!