quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A menina que roubava livros (2)

Até que enfim. Até que enfim que eu acabei de ler o livro ''A menina que roubava livros''. Não aguentava mais ficar ligado a só um tipo de leitura. Bem, de vez em quando, lia uns livros infantis pequeninos, mas lendo esse livro eu não poderia ler um livro de capítulos. Mas essa crônica não foi escrita em mérito de alívio. Claro que não. Eu vou contar um pouco ( o que eu sei) da história de vida da personagem principal, a roubadora de livros, do clássico ''A menina que roubava livros'', escrito pelo australiano Markus Zuzak. Bem, digo ''clássico'' porque esse livro é muito famoso e desejado por muita gente de muitas partes do Mundo.

Uma história sofrida

Essa menina não é uma qualquer. E não precisa ser menina rica para adquirir o posto de ''não ser uma menina qualquer''. Essa menina se chama Liesel Meminger. Ela é uma menina que foi criada nos braços da rua Himmel e acabou tendo um começo de vida muito sofrido: Liesel perdeu sua mãe, seu pai e seu querido irmão Werner. E aconteceu que ela foi adotada pelo casal Hans e Rosa Hubermann. O casal Hubermann tinha dois filhos: Hans Júnior e Trudy. Contando com o carinho do pai adotivo e o jeito insuportável de sua mãe adotiva, Liesel começou a crescer, junto com seu melhor amigo, Rudy Steiner. Ela sempre amou ele, mas nunca disse nada parecido para ele. Rudy aqui, acolá pedia um beijo da garota, mas a roubadora de livros nunca atendeu ao pedido de seu amigo ( bem, atendeu, quando se deu de cara com Rudy morto, na sua fase de adolescência).

A Alemanha nazista


O livro ''A menina que roubava livros'' foi narrado na história da Segunda Guerra Mundial. A história se passa na Alemanha que na época era nazista e comandada por Adolf Hitler. Depois, ela ficou amiga de Max Vandenburg, um judeu que gostava muito dela. Max foi um lutador que sempre sonhou em lutar contra o Führer ( nome dado a Hitler, que significa comandante na língua alemã).

Um final triste

Liesel acabou perdendo seus companheiros na sua própria rua. Enquanto ela escrevia o seu livro, uma explosão separou ela seu pai, sua mãe, seus amigos e até de inimigos. No final, Liesel acabou morando em Sidney, na Austrália (local onde Markus Zuzak mora) e viveu longos anos. Ela nunca se esqueceu de seus familiares, próximos e da sua própria história resumida em livro, que a salvou naquela explosão. A narradora da história não foi uma menina. Foi a morte.

Eu nunca vou me esquecer do prazer que senti quando li esse livro!

3 comentários:

Adriana Morais disse...

Esse livro me lembra uma amiga que leu,e comentava muito sobre o mesmo,agora,vendo o seu resumo,me deu mais vontade ainda de lê-lo. Abraços Gabriel,sou sua fã também viu?!? ;)

Profª. Rokatia Kleania disse...

Olá. Gabriel. A Menina que Roubava Livros é mesmo um livro fantástico q nos prende como que por encanto. Eu li e também ficava ansiosa pelo final, pois queria saber como se desenrolaria e findaria a história daquela menina apaixonada por livros. Espero que a partir de sua crônica muitos outros meninos e meninas se apaixonem por essa mágica viagem que é a leitura, onde até a morte se mostra encantadora.

Parabéns pelo blog. Está cada dia melhor! Abraço da sua fã Professorinha. ^_^

Misael Abreu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.