quarta-feira, 16 de maio de 2012

Por outros olhos

O que vou debater na crônica de hoje é um assunto que chama muito a atenção. Muitas pessoas enxergam pessoas com ''lentes'' diferentes. Muita gente acha que o pobre é uma pessoa que não tem dignidade e que é feia. E essa gente enxerga os ricos como bonitões, por causa da numerosa riqueza.

Eu não concordo com esse preconceito, pois uma pessoa, quando é pobre, não tem riqueza, mas isso não quer dizer que ela perca o seu valor na sociedade e seja bonita. E a pessoa pobre não perde sua dignidade. Muita gente pensa que ser digno é ter riqueza de encher uma carteira. Mas o verdadeiro significado da dignidade é ter amor no coração, ser bondoso com os outros.

Já a pessoa rica, comparada com a pobre, sai ganhando na história, pois é encarada como a melhor do mundo. E isso eu não concordo. Existem muitos ricos no mundo que não tem coração, que é vítima do dinheiro, como expliquei na crônica ''Dinheiro: uma tentação''. Mas também não concordo com algumas pessoas, que dizem que todos os ricos não tem dignidade. Depende de como é o coração da pessoa. Existem ricos que não são afetados pelo rancor do dinheiro.

Espero que você, amigo, entenda o significado da crônica e nunca se deixe levar pelo dinheiro e por essas ofensas desagradáveis. Tomara que essa explicação sirva de conselho para você. E nunca se esqueça: tenha sempre dignidade no seu coração.

Não se deixe levar pelo dinheiro!



Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo lindo texto Gabriel. É admirável que alguém tão jovem tenha essa percepção do mundo. Enquanto muitos "caducos" não a tem.