''Nunca na história da literatura houve herói mais louco e idealista nem tão ingênuo e carismático quanto Dom Quixote de La Mancha. Em suas andanças pela Espanha, o grande Cavaleiro da Triste Figura e seu escudeiro Sancho Pança vão despertando curiosidade, riso e compaixão por onde passam. É impossível ficar indiferente à sua presença.'' Esse é o primeiro parágrafo da contra-capa de mais uma versão do livro clássico espanhol ''El Ingenioso Hidalgo Dom Quixote de la Mancha'', traduzida e adaptada por Orígenes Lessa, da editora ''Ediouro'' O autor original da história é Miguel de Cervantes.
Comecei a ler ontem o tal livro que minha mãe me indicou, e me envergonhei e ri com a ingenuidade de Dom Quixote ao inventar aventuras junto com o vizinho gordo (e que se tornou escudeiro) Sancho Pança. O pobre fidalgo que ou se chama Quexada ou Quixano de repente começou a ler livros de cavalaria e partir daí teve verdadeiras ''ideias mirabolantes'' sobre coisas e colocou acima de tudo em seu poder a Ordem da Cavalaria, e um conjunto de leis.
Estou começando a ler, e depois falarei sobre a sensação que senti ao acabar o livro na crônica ''Dom Quixote - Parte 2''.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário