domingo, 27 de julho de 2014

Relembrando... O que 'matou' o Orkut?

Pois é, pessoal. Vamos a mais uma crônica do blog "As Crônicas do Gabriel". Desta vez da série "Relembrando...". Vamos relembrar a crônica especial que fiz sobre o que 'matou' o Orkut, uma rede social que fazia muito sucesso antigamente e hoje não é nada popular. Então vamos lá.

Crônica especial de possíveis fatores que 'mataram' o Orkut

Você, leitor que está acabando de ler esta crônica, pense bem: Qual foi a última vez que você ouviu a palavra Orkut ser pronunciada? Bem, não sei vocês, internautas e caros amigos, mas faz muito tempo que não ouço essa palavra ser pronunciada. Mas eu logo me lembrei disso para fazer essa crônica. Acho que, primeiramente, todo mundo sabe a importância que a rede social teve há algum tempo atrás (não digo ou antigamente, ou na Antiguidade, porque a partir daí eu estarei exagerando demais). Enfim, todo mundo (os adultos, os adolescentes, os adultos e até alguma parte de idosos) usava esta rede social para postar coisas e se comunicar com outras pessoas (amigos, familiares, conhecidos e parentes). Espero, meu caro amigo e leitor assíduo do blog, que você leia a crônica do começo ao fim. Como cronista que escreve as postagens e crônicas (inteiramente crônicas/postagens minhas, sem a ajuda de ninguém, só para especificar), sou suspeito a falar, mas este texto especial está ótimo/muito bom. Então, concluindo, espero que tu leias com atenção. Afinal de contas, é uma crônica mais do que especial do blog "As Crônicas do Gabriel".

Bem, admito que essa ideia de crônica não surgiu somente da minha cabeça (só a ideia, não o texto): Estava lendo nos comentários de um texto no site TechTudo sobre isso. Muitos realmente acreditam que o Orkut (assim como eu) não volte a ressurgir/ressuscitar. Pouca gente ainda acredita numa ressuscitação, e por isso que ainda usa.  Mas é quase incerto este fato, pessoal. Se não ressurgiu há um, dois anos atrás, não vai voltar à tona agora. Acho que o primeiro motivo da 'morte' do Orkut é a evolução da internet. Hoje temos como opção de redes sociais o Facebook, Twitter e várias opções.. Eu, por exemplo, tenho uma conta no Face (link da minha conta). Existem também outras redes de interação que fizeram, fazem e estão fazendo sucesso no mundo inteiro: O Instagram, rede social que você mesmo pode tirar suas fotos e postar, ou curtir e comentar as fotos de outras pessoas; e o WhatsApp, que tu tens que baixar pelo Google Play pelo seu telefone celular (e só para lembrar: você não pode postar nada nessa rede social). Enfim, temos diversas opções de interações no mundo virtual. Nós, adolescentes e até crianças do mundo moderno, temos um ótimo mundo atualmente. Já no tempo de nossos pais, avós e bisavós, eles não tinham nenhum avanço tecnológico. E, segundo as histórias deles, sempre inspiradoras que muitos adoram (euzinho, por exemplo), eles adoravam seus tempos de criança, contavam que as brincadeiras e bate-papos eram naturais, por conversa boca-a-boca. Eles se divertiam brincando de futebol, boneca, esconde-esconde, e entre outras brincadeiras. Dizem que hoje não existem mais brincadeiras, digamos, 'iguais a da Antiguidade', com certeza. Mas muitos (eu, às vezes, de vez em quando) ainda brincam desse tipo de divertimento natural e barato, mas bem chamativo e divertido. Na minha opinião, muitos crescem 'ligeiro', ou seja, rápido, precocemente, por causa destes aparelhos de telefonia, destes aplicativos, destas redes sociais. É óbvio a gente associar isto. Vale também lembrar que essas redes influenciam namoros para lá de perigosos à nossa vida. Bom, mas o assunto é só mesmo o que 'matou' o Orkut. Então, vamos continuar a falar mais sobre isso no próximo parágrafo.

O segundo motivo foi a falta de 'evoluções' no aplicativo, pois o Twitter, o Facebook, o Instagram e o WhatsApp (empresa exclusivamente do Face, já que o dono desta rede social Mark Zuckerberg contratou o Whats), redes sociais que eram de concorrência, sempre estão se modernizado. Já o painel do Orkut é simples demais, digamos assim, para não dizer em níveis de palavras dificultadas. Tudo muito simples, muito simples... Acho que, se o Orkut se modernizasse mais na época em que era o auge, eu tenho certeza (é sério, gente, tenho certeza absoluta) de que a rede social conseguiria níveis de audiência e de cadastrados autos atualmente. Por isso que a rejeição é enorme atualmente. Muitos têm o Orkut só por ter, e não para usar com assiduidade. Nem aqueles que têm só para serem 'bestas', para dizer que têm, estão querendo e quiseram ter uma conta nesta rede social. Este motivo também não pode ser um enorme como o primeiro, mas também é muito grande, com certeza, sem sombra de dúvidas. Quando tinha 5, 6 anos (é sim, eu me lembro), não perdia um brincadeira futebolística. Elas eram divertidas, principalmente com vários amigos que cativei nesta época. Mas de vez em quando, quando sentava de noite e conversava com meus pais, via eles de cara no Orkut, num computador um pouco antigo que a gente tinha em casa. Me deparava mais com minha mãe, que quando não tinha afazeres, não perdia tempo e entrava na rede social (risos!). Era sempre legal a interação delas com os amigos. Mas logo com o decorrer do tempo isso acabou. Muitos amigos meus de infância ou saíram da minha rua, ou do bairro, ou se juntaram ou se apegaram a outros, assim como o Orkut: Minha mãe e meu pai hoje preferem claramente o Facebook e o WhatsApp quando têm seu tempo.

O terceiro refere-se à criação de novos computadores. Os antigos da época eram lentos, e o Orkut era perfeito para quebrar o galho, já que por sua vez se encaixavam rapidamente em termos de conexão: A rede social servia para interações lentas. Atualmente, com a criação de computadores potentes, essas novas redes sociais ficaram mais viáveis, com uma visibilidade maior e mais avançada. Com a criação de aparelhos de computação melhores, ocorreu que a descoberta de novas fontes de redes de interação foram descobertas, melhorando gradativamente o acesso à internet. É por esse motivo também importante, assim como o primeiro e o segundo, que o Orkut não foi mais popularizado.

O quarto motivo refere-se à invenção de novas redes sociais, assim como as citadas anteriormente (WhatsApp, Facebook, Twitter e Instagram). Por exemplo: O Telegram (aplicativo espelhado no WhatsApp) é uma rede interacional, digamos assim, que está disposta a ganhar vários fãs e bater diversas concorrências no mundo inteiro, como essas quatro que eu citei agora e em parágrafos anteriores. Essa e várias outras redes estão crescendo gradativamente no decorrer nos períodos de tempo.

E assim termina essa crônica especial.

Até a próxima! Valeu.

Nenhum comentário: