quarta-feira, 9 de julho de 2014

Copa do Mundo - Brasil 1 X 7 Alemanha

Os alemães fizeram a festa ontem no Mineirão
O sonho acabou. Sim, meus amigos. Podem acreditar, podem cair na realidade, amigos brasileiros e amigas brasileiras. O Brasil inteiro está triste. Acabou o sonho de novo vivo da Seleção vencer uma Copa do Mundo em casa. Não vai adiantar colocar culpa em ninguém em demasia, pois o erro foi de todo o conjunto. A Alemanha pela segunda vez nos enfrentou na competição na história, mas pela primeira vez nos humilhou de verdade. Uma derrota impressionante, que dificilmente em toda a eternidade seja a menos importante da história alemã e a mais vergonhosa da história brasileira. Não, foi um pesadelo. De fato tudo isso aconteceu de verdade. A Seleção Brasileira que tão exaltada era por todo mundo agora se fora do mata-mata, se fora do campeonato. Como apontar culpados? Simples. Todos são os culpados da partida horrível de ontem. Sim, todos perderam, todos (acredito eu) estão chocados, decepcionados e, assim como eu e vários brasileiros, arrasados. Ontem foi o dia que a ficha caiu.

Ontem foi o dia que, de fato, todos reconheceram como o nosso futebol está de fato ultrapassado em relação ao europeu e, principalmente, ao alemão. A seleção alemã claramente e nem de longe tem um jogador do auge de Neymar. Mas duas coisas fizeram de fato a diferença ontem. Primeiro: O craque canarinho não estava ontem para nos ajudar, e acredito que todos saibam o motivo (uma grave lesão que o tirou da Copa do Mundo). E segundo (o mais importante disso tudo): A Alemanha sabe jogar em conjunto. Sabe se comportar dentro de campo. Sabe trocar passes consistentes e, por sinal, muito objetivos. Sabe ter humildade nas frases e com a bola nos pés também. Sabe se comportar como uma Seleção, com certeza. Ontem todos os jogadores (fora os que entraram também, como Schürrle, que marcou para sua seleção) alemães souberam de tudo o que deviam fazer em um Mineirão lotado, cheio de pessoas brasileiras torcendo contra a eles e os vaiando. 

O time brasileiro, diferentemente do alemão, consequentemente, não jogou nos padrões dignos de sua história, com certeza. Na verdade, me arrisco a dizer que esta foi uma das piores (e olhe se não foi a pior) de todos os tempos e de todas as copas. Tenho certeza de dizer que é a pior do Século XVI (21) sem sombra de dúvidas alguma. A Seleção Brasileira de 2002 era muito superior, tanto é que foi campeã. A de 2006 tinha muitas chances de ganhar aquela copa (na minha opinião na ganhou porque festejou muito antes do tempo devido). E a de 2010 poderia sim ganhar aquele torneio, mas infelizmente (na minha opinião, pelo menos) não teve como técnico um cara verdadeiramente treinado e capacitado para comandar a Seleção do nosso país em uma Copa do Mundo. Na minha opinião essas três seleções iam conseguir ganhar essa Copa jogando em casa, pois eram melhores e técnica e taticamente, por sua vez, mais fortes do que o atual time canarinho. O ataque da Seleção esta Copa foi completamente horrível: Tirando Neymar, todos se saíram mal. E não, eu não estou exagerando. De forma alguma. Hulk, de várias formas, não rendeu o esperado dele; e Fred então, meu Deus do céu. O centroavante do time só fez um gol na Copa do Mundo. Foi contra a seleção de Camarões, na fase de grupos da Copa (sem contar que a seleção camaronesa já deu adeus a copa faz muito tempo, como já se esperava dela). Enfim, uma competição abaixo dele. Fred foi tão, mas tão, mas tão abaixo do esperado nesse campeonato de 2014 que a torcida do Mineirão, estádio em que Fred foi ídolo jogando pelo Cruzeiro, vaiou demais o atacante. Vaias merecidas, na minha opinião.

Enfim.. No primeiro tempo, a equipe brasileira apresentou seu pior futebol na Copa do Mundo. Pois é. E olhe que as atuações do time comandado por Felipão não tinham sido muito agradáveis, não. No começo, parecia que as coisas poderiam ser diferentes. Mas não, não foram. O Brasil ficou perplexo com o que viu. Em 28, sim, 28 minutos, a Seleção Brasileira tinha tomado 5 a 0. 5 a 0. Gols de Thomas Müller, Toni Kroos (marcou duas vezes), Khedira e Miroslav Klose fizeram os primeiros gols da noite.Tudo parecia um verdadeiro pesadelo para os brasileiro. Já para os alemães.. Tudo parecia um mar de rosas para os jogadores. Isso eu não tenho dúvida alguma. A mesma Alemanha que perdeu a Copa de 2006 na semifinal para a seleção da Itália e ficou em terceiro lugar na Copa do Mundo 8 anos depois faz história e tira a seleção anfitriã (no caso a brasileira) da competição ocorrida. Confesso que a partir do 2 a 0 já não acreditava mais numa reação brasileira. Quando Thomas Müller abriu o placar, me senti de fato realmente entristecido. No segundo gol fiquei mais triste ainda. Mas a partir do terceiro, não entendi direito, mas pra mim pouco importava se o Brasil estava sendo massacrado e 'exposto em praça pública' para todos verem. É verdade que não estava acreditando naquele ocorrido, mas a tristeza parou de tomar conta de mim. O proveitoso de uma goleada tão expressiva como essa em tampouco tempo é que a dor dá lugar a um sentimento de contentamento. Me contentei a partir do segundo gol alemão. Mas acredito que muitos em todo o Brasil se chocaram e choraram muito. 

No segundo tempo a Seleção bem que tentou diminuir o prejuízo. Tentou, tentou, tentou e tentou, mas nada. Não era de qualquer forma o dia do time do nosso país. Tínhamos que nos conformar desde o comecinho do jogo, que por sinal foi ridículo por parte de todos os jogadores. Sem Neymar e Thiago Silva, a Seleção não soube muito o que fazer dentro de campo. Só viu mais ainda oportunidades sendo perdidas e a Alemanha indo ao contra-ataque. Tanto é que a eficiência dos alemães venceu as diversas tentativas frustadas e sem sucesso da Seleção Brasileira: Schürrle aumentou o placar duas vezes pra Alemanha, e os jogadores brasileiros não viam a hora do jogo acabar logo de uma vez. Oscar, um jovem promissor jogador canarinho que de fato não fez um boa Copa com só dois gols e atuações nada convincentes, diminuiu a vantagem alemã. Foi o chamado "gol de honra". Que por sinal diminuiu talvez só 1, 3 ou 5 por cento da vergonha total e o vexame que todo o futebol brasileiro passou ontem. O que resta ao Brasil é juntar os cacos e fazer uma reformulação em coisas que estão dando errado. Na minha opinião (e na de muitos, de fato), Luiz Felipe Scolari (mais conhecido como o famoso Felipão) não deve mais ser treinador do time canarinho. Mas a base é mais ou menos essa para a Copa de 2018, que será realizada na Rússia. Com certeza faremos uma copa lá, chegando ao hexacampeonato, se Deus quiser. Enfim...

O dia 08 de junho de 2014 sempre será lembrado como o dia da pior exibição de todos os tempos de uma Seleção pentacampeã do mundo.

Até a próxima!

Nenhum comentário: