segunda-feira, 14 de julho de 2014

Copa do Mundo - Alemanha 1 X 0 Argentina

Depois de 24 anos a Alemanha volta a ganhar uma Copa do Mundo
Sim, meus amigos! A Copa do Mundo no Brasil acabou. E a taça tem uma nova dona! Foi a seleção da Alemanha que acabou vencendo a final e ficando com o título. Primeira vez que uma Copa disputada nas Américas fica com um time concorrente da Europa, assim como o Brasil e 62 foi o primeiro time sul-americano a vencer em terras europeias. Enfim, não dá de fato para dizermos que o time alemão tem um craque igual ao da Seleção Brasileira, da argentina e da portuguesa. O Brasil tem Neymar, a Argentina tem Messi e Portugal tem ninguém mais, ninguém menos que o fora de série e eleito pela Fifa melhor jogador do mundo Cristiano Ronaldo. Mas a Alemanha tem um conjunto forte, unido e aguerrido, que durante anos lutou para de fato aqui no Brasil ser o grande vencedor da vez.

No primeiro tempo o jogo com certeza foi mais favorável para a seleção da Argentina: Os 'hermanos', como aqui são conhecidos, tiveram desenvoltura e criaram mais chances do que a seleção alemã, sinceramente falando. Gonzalo Higuaín, atacante da seleção representante da América do Sul na final, acabou perdendo vários gols que poderiam ter sido importantes no jogo. Fez um gol, mas este corretamente foi invalidado pela arbitragem. O que podemos dizer também do lance da cabeçada do exigido e improvisado lateral esquerdo Höwedes. Sua cabeçada bateu na trave; na volta, Thomas Müller, impedido, finalizou para a defesa do goleiro argentino Romero. 

Já no segundo tempo as coisas ficaram mais tensas. O jogo, de fato, ficou muito truncado nos 48 minutos finais de partida. Nada da bola entrar para os dois lados. Tudo realmente parecia favorável a seleção da Argentina. Pelo menos no meu ponto de vista. O time arquirrival do Brasil iria levar a decisão para a prorrogação ou até para os pênaltis e provavelmente ia de fato, pela tese (teoria), ser o atual campeão. Realmente a partida foi para a prorrogação. Mas os argentinos não contavam com uma coisa: Jogada alemã. Mario Götze recebe perto do goleiro Romero, chuta bonito e a bola acaba de fato entrando nas redes adversárias. Festa alemã no estádio do Maracanã.

Enfim... Com certeza a festa seria mais bonita e legal para nós, brasileiros, se nossa querida Seleção Brasileira tivesse a competência de vencer esta Copa. Não venceu; pelo contrário, foi humilhada contra a própria seleção campeã e ainda sim pela Holanda na disputa do terceiro lugar (os dois jogos aconteceram no Mineirão, em Minas Gerais, e no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Infelizmente não ganhamos; mas e daí? Meus amigos brasileiros e minhas amigas brasileiras, nosso Brasil é o país do futebol; infelizmente não provou isso dentro de campo, mas foi, ainda é e sempre será o grande país do futebol. O povo brasileiro deu um show; os estádios foram incríveis; ou seja, o espetáculo foi completo. De três Copas do Mundo que eu vi até hoje e agora (2006, 2010 e esta de 2014) esta é, sem sombra de dúvidas e pontos de interrogações, a mais bonita de todas. Porque foi no Brasil. Simplesmente porque foi no Brasil.

Até a próxima!

P.S: O blog "As Crônicas do Gabriel", a partir da próxima crônica, fará uma espécie de série, como sempre fez. Desta vez falará dos fatos mais marcantes que houveram nesta Copa do Mundo. A série se chamará "O Melhor da Copa". Obrigado pela compreensão. Valeu!

Nenhum comentário: