quarta-feira, 16 de julho de 2014

O Melhor da Copa - Parte 1

Torcida brasileira deu um show a parte na Copa do Mundo
Olá, pessoal! Como prometido há algum tempo, vou a partir de hoje fazer esta espécie de série que sempre o blog "As Crônicas do Gabriel", na medida do possível, faz. "O Melhor da Copa" é o nome desta, que falará do que melhor aconteceu nesta Copa do Mundo de 2014 que obviamente, como todos devem saber, aconteceu no Brasil e por todos foi apreciada com muita felicidade e dignidade. Primeiramente vamos falar aqui hoje sobre o poder que a torcida brasileira mostrou no decorrer desta Copa do Mundo. Falar que a nossa torcida não deu um verdadeiro show nas arquibancadas é a mesma coisa de nós afirmarmos que a competição aqui no nosso Brasil não prestou e nunca será lembrada. Desde a abertura contra a seleção da Croácia até o último fracasso da Seleção Brasileira contra a seleção da Holanda a torcida brasileira deu um verdadeiro e completo show fora das tradicionais quatro linhas. Nosso time não ganhou o campeonato mundial, de fato. Mas a torcida bem que merecia esta espécie de presentinho especial que, no caso, iria receber. Mas não veio. Não veio porque toda a Seleção não teve a competência de trazer o hexa para a gente. É o fim do mundo? Não, até longe de ser um grande fim dos tempos. É vida que segue, mas dizer que não queríamos esse título depois de tanta torcida e tanta energia positiva que demos aos nossos jogadores.. Ah, isso ninguém pode afirmar.

Enfim... Como todos sabem, a média de públicos de torcedores brasileiros em campeonatos nacionais e regionais está longe de ser boa e ótima. Muito pelo contrário. Muitos preferem assistir os jogos em suas devidas casas. Poucos mesmo querem gastar um devido dinheiro para assistirem os jogos. O que pioram mais as condições de público são as novas arenas: Além de serem extremamente enormes, os jogos em que nelas acontecem têm um preço muito 'salgado' para padrões regionais e até mesmo nacionais, já que sabemos que nosso futebol está longe de ser de alto nível em nosso país, tanto é que vários jogadores da Seleção Brasileira deste ano, como sempre, foram os que jogam da Europa em diversos clubes, como Barcelona, Real Madrid, Chelsea, Manchester City, etc, etc, etc. Sabemos também que as maiores médias de públicos em estádios até mesmo um pouco simples e arenas brasileiras acontecem em jogos brasileiros. A final da Copa do Brasil do ano passado é um grande exemplo disso: Neste jogo (Flamengo X Atlético-PR, jogo em que o Mengão venceu por 2 a 0) o número de pagantes e presentes no estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como o Maracanã, foi enorme. Enorme mesmo. O segundo maior público de todos os tempos do Novo Maracanã (já que o antigo, construído por sua vez em 1950, abrigava muito mais torcedores do que o atual por causa de menores exigências da Fifa na época), que só não vai superar o do jogo Brasil X Espanha. Enfim.. o torcedor brasileiro mostrou que essa tese é a mais pura verdade. Compareceu em grande número até no jogo Irã X Nigéria, que por sua vez foi a abertura do estádio da Arena da Baixada, em Curitiba. O jogo foi horrível; o pior desta Copa do Mundo que já passou em terras brasileiras. Mas a torcida, convenhamos, fez um verdadeiro show a parte. Lotar a arena do Atlético-PR (time do estado e já anteriormente citado nesta crônica) que, afinal de contas, tem grande capacidade até de público, foi um feito incrível e, para falar a verdade, até histórico para todos.

Incrível mesmo foi ver nossa torcida em jogos da Seleção. Cantando sempre o hino até o final com os 11 representantes de nosso país na Copa em voz alta, sempre se fez presente no estádio e nunca deixou de abandonar nossa Seleção. O estádio Mané Garrincha que o diga. Testemunhou mais de 68 mil pagantes (a maioria era brasileira, claro) que estavam até ansiosos para verem a disputa do terceiro lugar no estádio em Brasília, que se localiza obviamente no Distrito Federal. Foi um show a parte da torcida, como eu acabei de dizer. Mas a atuação da nossa seleção, assim como no jogo contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte, deixou muito a desejar: Viu uma seleção da Holanda muito superior tática e tecnicamente golear facilmente por 3 a 0. Sim, a seleção de Louis Van Gaal de novo nos venceu. Enfim... Como eu já disse, nossa torcida merecia um troféu impressionante. Porque torceu junto, foi hospitaleira com os estrangeiros.. enfim.. está de parabéns!

E aqui termina o primeiro capítulo da série "O Melhor da Copa". Não percam o segundo capítulo não. Está imperdível!

Até a próxima crônica, pessoal!

Nenhum comentário: