terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Futebol - A 39º rodada

A 39º Rodada do Brasileirão
O Brasileirão já terminou a vários dias dentro de campo, com o Cruzeiro campeão absoluto e Grêmio, Atlético-PR e Botafogo completando a lista dos quatro classificados para a edição de 2014 da Libertadores. Já na parte da luta para não cair, terminaram rebaixados Fluminense, Vasco, Ponte Preta e Náutico. Bem, fora de campo, não tinha acabado e ontem talvez foi o término de toda uma confusão. O Flu, décimo sétimo, que já não tinha mais esperanças, contou com uma luz no fim do túnel: A Portuguesa e o Flamengo escalaram jogadores irregulares na última rodada do Campeonato Brasileiro e ambos perderam quatro pontos, o que deixaram o tricolor carioca em décimo quinto, o rubro-negro em décimo sexto e a Lusa no lugar 17 da classificação, o que deixa a partir de agora a Portuguesa de Desportos rebaixada para a Série B do próximo ano. 

Ontem foi o julgamento, onde membros do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) julgaram o caso e definiram que o Fla e a Lusa perderiam sim os 4 pontos. Melhor para os rubro-negros, que, além desse título da Copa do Brasil, tiveram o alívio de ver o time na décima sexta posição, livre de rebaixamento. Pior para os lusitanos, que irão ainda batalhar por um recurso que provavelmente será recusado. Pois é. Ontem as ruas foram como um Maracanã lotado de tricolores apaixonados pelo Fluminense. A torcida em massa festejou para valer. Comemorando, a torcida do Fluzão fez até sinal de choro para os pobres 20 torcedores que deixaram São Paulo para vir ao Rio de Janeiro e depois saborear esse fato amargo, negativo e nada proveitoso que aconteceu ontem. Agora a Portuguesa amarga mais um rebaixamento em sua história brilhante (só que neste momento está sendo negativa). O último tinha sido no ano de 2008, quando o Leão do Canindé tinha ficado na 19º posição.

Para você que não sabe ainda desse embaraço, pode até perguntar: Gabriel, qual é a causa dessa confusão toda? Fácil de explicar. Na última rodada, o lateral esquerdo André Santos e o meia Héverton participaram dos jogos de seus ambos times contra os primeiros colocados Cruzeiro (o rubro-negro empatou em 1 a 1 com o Cruzeiro) e Grêmio (o time do Canindé empatou de 0 a 0 com o tricolor gaúcho). Eles tinham sido punidos com dois jogos de suspensão, mas não tinha cumprido todos: Só 1, segundo o STJD. Fla e Lusa tentam provar que essa decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva foi total e completamente errada. Os clubes têm até o dia 27 para mostrarem seus recursos de defesa. 

Pois é. Por meio de reportagens e de minha explicação meio que resumida, deu para perceber de tamanha confusão. Na minha opinião, respeitando tudo, PORTUGUESA, você merece ficar na primeira divisão. FLUMINENSE, você merece disputar a Série B. Não a pobre Lusa. Falei. 

Até a próxima.

Nenhum comentário: