segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Moradores de rua ou lixo?

Bem-vindos a mais uma crônica do blog
Uma das coisas que mais me incomoda e me deixa triste são os atos que cidadãos fazem com moradores de rua. Me deixam enraivado e muito, muito enraivado. Sinceramente não gostaria que fizessem isso comigo. Não gostaria mesmo. Sendo pisado pelas interferências e desigualdades da nossa querida e muito decepcionante sociedade. Tudo bem que eles podem estar em qualquer rua, bairro ou avenida, mas... Incendiarem estes próprios? Cruel demais.

Inclusive já houve um grave e recente caso em DF (Distrito Federal, Brasília) que um morador de rua foi queimado. É lamentável. O mundo é ridículo neste ponto terrorista e, incrédulo, sigo calado e com raiva desta sociedade injusta e repugnante. E isso não é de hoje. Como outros diziam, já conheço de 'outros carnavais'. 

Enfim...É muito triste ver pobres pessoas sem canto para morar sendo incendiadas sem fazerem mal a ninguém. É notável que as pessoas se incomodam muito com a vida de seu próximo. Não custa nada você deixar este indivíduo em paz! Ele não é criminoso, ele não é mal-caráter, ele não nenhum bandido, nenhum tirano! E depois não dizem que o mundo não é injusto...

Até porque muitos pensam que estes são peregrinos. Não entendem que estes pobres coitados não têm canto para morar, como a gente. Se talvez trocassem de pele com estes moradores aí, sentiram remorso de tudo o que fizeram e acusaram de mal. E, só para contrariar, o ditado já dizia: Não façamos com os outros o que não queremos que provavelmente irá acontecer com nós mesmos. Deixe seu preconceito de lado.

E o título da crônica traz uma interrogação à tona: Ou são moradores de rua ou são o lixo jogado por uma sociedade incapaz de entender o sofrimento dos outros? Estão mais para a segunda opção, sendo sincero e claro. Eles são humanos! Talvez até mais especiais que a gente. Não são lixo, não! E não são mesmo! O que devemos aplicar é somente inclusão social! Não custa nadica de nada acontecer isso! Não os tratem com atos terríveis, terroristas e medíocres! E também só não ainda refletir!

Não que todos façam isso, porque quem fazer isso em demasia são os vândalos e os arruaceiros! Mas existem casos deste tipo, que não nos tornam nada especiais, e sim uma peça para um quebra-cabeça para um lugar sem fim da nossa vida! Não sejamos injustos de uma maneira incorreta deste tipo!

Acho que já falei demais. Até a próxima!

2 comentários:

Alana Cristina disse...

Fiquei bastante triste com o caso ocorrido em Brasília,algumas pessoas não tem nem se quer um pouquinho de respeito pelos moradores de rua e isso não é nada bom.
Adorei a crônica,assim como adorei outras que já li no blog!

Parabéns pelo seu blog :)

Gabriel Victor disse...

Obrigado Alana Cristina, pelos elogios! Visite quando quiser meu blog, e obrigado pelos elogios!