quinta-feira, 13 de junho de 2013

À espera das (de) copas

À espera das (de) copas: O título da crônica de hoje
Esta crônica de agora não será declarada e totalmente referente aos amantes de futebol. Paixão por clubes é uma coisa; paixão pela Seleção Brasileira é outra. Até porque também muitos por aí pensam que torcer pelo Brasil nas copas, principalmente na do Mundo, é honrar a pátria. Na minha humilde opinião, não é bem assim. No meu ponto de vista, honrar é pátria é ser honesto. Falo isso sem sombra de dúvida. Mas... Cada um tem sua opinião, não é mesmo? Então vou fazer o que no momento acho certo: Respeitar a estas opiniões.

O que de fato me fez publicar este post é o de esperarmos desde o término da Copa Melancólica do Mundo de 2010 (pela qual nas Quartas perdemos para Holanda, tendo como carrasco o craque Sneijder). Vimos a Seleção simplesmente fazer amistosos contra times medianos e limitados (e com algumas exceções ruins demais) na Era Mano Menezes e agora vimos na Era Felipão (na verdade a atual) amistosos dignos de grande porte. Mas de uma coisa vou admitir: O único amistoso destes que a Brazuca Canarinha jogou, o único que valeu para algo (alguma coisa) foi o último, na vitória mais ou menos convincente nossa sobre a França, 3 a 0. E não vou negar: Não estou otimista com a Seleção Brasileira, não. Se rolar triunfo e títulos, beleza. Mas acho que este não é bem o ano do Brasil. Talvez 2014 será. Se Deus quiser. 

É... Mas o objetivo da crônica é confirmar o desejo dos brasileiros de ver pela primeira vez uma copa decente. Em 2011 tivemos uma Copa América, que pelo nosso status de boa seleção podíamos ter vencido. Mas não: Fomos eliminados juntos com a Argentina, nossa arquirrival. Vergonha. Em 2012, nas Olimpíadas de Londres, nossa seleção nos iludiu com bons resultados, até chegar a final. E aí? Derrota de 2 a 1 para o México. Fomos vice-campeões. Essas copas (as da Confederações e claro, a mais importantes, a do Mundo) podem deixar o Brasil com uma cara nova. Uma cara que não vimos desde parte do primeiro tempo das Quartas da Copa do Mundo contra a Holanda, como já me referi no segundo parágrafo. Vamos ver se Sábado, 16h, contra o Japão, a seleção se identifique bem. O ranking de seleções da FIFA agradece. 

Estamos à espera das copas. E de copas também!

Nenhum comentário: