segunda-feira, 1 de abril de 2013

A origem do dia da mentira

Mentira: Coisa comum de se ver
O dia 1º de abril teve o azar de levar o nome de ''dia da mentira''. E como teve. Porque será que justamente é essa a data em que ''espertinhos'' inventam mentiras e arrumam desculpinhas esfarrapadas? Vamos descobrir agora.

A origem do Dia da Mentira

Há muitas explicações para o surgimento desta data. Uma delas diz que tudo começou com uma brincadeira da França, desde o começo do século XVI (16). Segundo esta fonte, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam justo no dia 1º de Abril.

Mas tudo isso mudou. Com o surgimento do calendário gregoriano, o Rei Carlos IX (4) de França determinou que o Ano Novo seria comemorado na data permanecida até hoje, dia 1º de janeiro. Mas alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a comemorar a data no calendário anterior. E logo no início de Abril mandavam presentes esquisitos e falsas cartas convidando pessoas à festas que realmente já não existiam mais. 

No Brasil o surgimento da ''comemoração mentirosa'' teve seu início no estado de Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado exatamente em um 1° de Abril no ano de 1828, depois da notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro do ano de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de Abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente. 

Agora você já sabe o porquê da origem.

Tire sarro dos (as) seus (suas) amigos (as) com isso, mas se ele (ela) for problemático (a) de casos cardíacos, é melhor deixar passar. Deixa para outro primeiro de Abril (risos!). Até a próxima, leitor!

Nenhum comentário: