segunda-feira, 8 de abril de 2013

08 de abril - Dia Mundial de Combate ao Câncer

Dia 08 de abril: Totalmente dedicado ao combate ao câncer, uma doença terrível
Hoje é dia 8 de abril de 2013. Para todas as pessoas que enfrentam cada ano, cada mês, cada dia, cada manhã, cada noite, cada hora, cada minuto e cada segundo e não se lembram de nada sobre datas comemorativas favoráveis com certeza não notaram a importância do dia de hoje. Hoje é um dia em que devemos nos prevenir do câncer, uma doença muito, muito perigosa.

Para você ter a ideia de como esta doença é grave, o estudo do Instituto Nacional de Câncer - José Alencar Gomes da Silva (Inca) aponta que o câncer representa a segunda causa de morte no Brasil. Ou seja, isto é um dado apontado muito grave. Gravíssimo. Para chamar a atenção de todo o mundo sobre a discussão sobre a doença e instituir políticas de prevenção, acabou sendo instituído o Dia Mundial de Combate ao Câncer, e o dia 08 de Abril teve o privilégio de ser escolhido como a data simbólica.

A doença

Câncer é um nome que foi dado a um conjunto de um número um pouco mais aproximado de 100 doenças que têm em comum o crescimento em desordem de células que acabam por fim invadindo tecidos e órgãos. Quando se dividem de forma muito rápida, acabam formando tumores malignos, que podem se espalhar em outras regiões do corpo humano (ou nosso corpo). As causas desta doença variam de acordo (ou seja, podem ser variadas). Elas podem ser internas ao organismo. 

Causas externas e internas

 As causas externas referem-se ao meio ambiente e a hábitos ou costumes próprios da sociedade. As causas internas são, na maioria de todos os casos, geneticamente pré-determinadas, e estão totalmente ligadas à certa capacidade do organismo de se defender de agressões de dentro.

Tratamento

Existem vários tipos (ou modalidades) de se tratar (tratamento). A principal forma é a cirurgia, que pode muito bem ser empregada em conjunto como radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. O médico mais próximo irá escolher o tratamento mais provável. Todas as modalidades de tratamento  são oferecidas pelo SUS.

Prevenção

Esta em alguns casos infelizmente não é possível, mas existem fatores de risco que estão na origem de diferentes tipos de tumor. O principal fator é o tabagismo. O consumo de bebidas alcoólicas (como exemplo podemos citar o vinho, a cerveja e a cachaça) e de gorduras tendo como origem mineral (uma dieta totalmente e completamente pobre em fibras), vida sedentária e obesidade também devem ser evitados para prevenir esses tumores malignos.

Até a próxima! 

Nenhum comentário: