segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Estaduais 2015 - Parte 1

Os campeonatos regionais de 2015 começaram!
2014 foi um ano magnífico se tratando do velho e tradicional futebol, verdade seja dita. Tivemos, é claro, como evento mais impactante e interessante a Copa do Mundo, que por sinal foi disputada aqui no nosso país; por sinal, os alemães levaram o caneco pra casa deles e nos deixaram de lembranças o dolorido 7 a 1. Mas nada que conseguisse estragar o lindo espetáculo que foi. Enfim.. Chegou 2015 e o futebol também. Essa é a hora de uma espécie de pré-temporada para os clubes grandes, e para os pequenos a chance de conseguirem se destacar nos campeonatos.

Estou falando dos Estaduais 2015. Sim, essa edição terá modificações em alguns regulamentos de alguns torneios. Vale lembrar que os três campeonatos com maior visibilidade do Brasil são os do Rio de Janeiro, o de São Paulo e o de Minas Gerais. Lá estão vários clubes grandes, como o Flamengo, o Corinthians, o São Paulo, o Palmeiras, o Vasco, o Botafogo, o Santos, o Fluminense, o Cruzeiro e o Atlético-MG. O do Rio Grande do Sul e o do Paraná também se destacam pela qualidade de alguns times e exceção, como Grêmio, Internacional, Coritiba, Atlético-PR e Paraná Clube.

Os estaduais do Centro-Oeste, Norte e do Nordeste merecem e muito destaque enorme. Na região mais central do Brasil, o campeonato goiano é o mais importante e famoso, tendo como principais clubes o Goiás, o Atlético-GO e o Vila Nova. O de Brasília tem como maiores equipes o Brasiliense e o Gama também. Na região da Floresta Amazônica, o estado do Pará tem um torneio bem legal com dois clubes de torcidas enormes. De um lado, o Remo, clube que está em situação difícil tanto financeira quanto em resultados, apesar de atualmente disputar a Série D, tem uma torcida apaixonada, sem contar que fechou a contratação de Flávio Caça-Rato, destaque nas últimas temporadas no Santa Cruz; e do outro, o Paysandu, time que já esteve na Série A e que chegou a derrotar o Boca Juniors em plena La Bombonera! O time subiu da Série C pra B e promete dar trabalho e possivelmente conquistar o acesso e voltar ao seu lugar na elite do futebol brasileiro.

No Nordeste, meu estado e muito provavelmente o seu, as opções são diversas e por sinal muito boas. Destaque maior para o estadual de Pernambuco: O Sport, único clube nordestino na Série A após a queda de Bahia e Vitória ano passado, é o mais forte e imponente de todos, mas tem ao seu lado duas equipes também muito renomadas: De um lado o Náutico, clube que já teve várias passagens na elite e que atualmente está disputando a segunda divisão brasileira; e de outro o Santa Cruz. O Santinha tem tudo para 'decolar' este ano tanto no Campeonato Pernambucano quanto na segunda série do Brasil em que disputa. Destaques para outros estaduais, como o do Ceará, o da Bahia, o da Paraíba, o de Alagoas, e, claro, o do Rio Grande do Norte também.

Enfim.. Esperamos muito desses campeonatos todos que há anos fazem parte do calendário do lindo, tradicional e rico futebol brasileiro.

Até a próxima!

Nenhum comentário: