domingo, 6 de abril de 2014

Tecnologia - Pes 14 X Fifa 14


Fifa 14 X Pes 14: Disputa deste ano não está nem um pouco acirrada
Vamos mudar o assunto um pouquinho, muito, como preferir. Falarei agora sobre uma batalha de games de futebol que já dura vários anos: O Pes (Pro Evolution Soccer) e o Fifa. Vamos falar, obviamente, das atuais versões dos dois jogos: O Pes 14 e o Fifa 14. Caro leitor, caso queira saber de fato as comparações na minha opinião, é só continuar lendo a crônica no próximo parágrafo.

Fifa 14 em vantagem

Bem, como devo começar: até ano passado (2013) era claro e correto afirmar que a briga de Pes e Fifa de melhor game de futebol do mundo era acirrada. Isso é óbvio. Então, vamos começar: Vamos primeiro falar na questão do Playstation 2: O Pes com certeza é o melhor, pois o Fifa nunca foi jeitoso quando se trata de uma coisa mais antiga em termos de fabricação. Mas o que principalmente conta é a qualidade dos jogos do Playstation 3 e do XBox 360. E isso o que eu acabei de afirmar corretamente não é a minha opinião: É a opinião de todos, e é a mais pura e sensata verdade.

Então, continuando: O Fifa 14 leva uma vantagem incrível ao Pes 14, pois este último deixou muito a desejar este ano. Já o Fifa cada vez mais melhora: É considerado o melhor game de esportes do mundo. Aí dá para você perceber a superioridade do rival do Pro Evolution Soccer. Só quem é fã de carteirinha afirma que o Pes está melhor do que o primeiro que eu citei: Além de estar um pouco desatualizado (com o meia Lucas, do PSG, ainda na Seleção e mais coisas), as faces de alguns jogadores (até de times brasileiros) estão horríveis e totalmente diferentes das normais. Não estão nem muito parecidas. Já o Fifa caprichou. Vamos conferir a primeira imagem de um jogador que jogou em um time brasileiro que o Pes (Pro Evolution Soccer) não caprichou.

Volante Elias, ex-Flamengo, no Pes 14

Dá para ver a enorme diferença: O volante Elias, que no Brasileirão 2013 atuou pelo Flamengo, está completamente diferente na criação do Pes. Completamente. Veja a outra foto: A do ex-goleiro do Náutico, Felipe, no Pes 14. Veja a diferença:
E essa cabeleira? O goleirão Felipe não deve ter aprovado o novo visual em PES 2014 (Foto: Reprodução/Murilo Molina) (Foto: E essa cabeleira? O goleirão Felipe não deve ter aprovado o novo visual em PES 2014 (Foto: Reprodução/Murilo Molina))
Goleiro Felipe, ex-Náutico, no Pes 14
O cara ganhou uma cabeleira meio estranha, ou seja, não tem semelhança nenhuma com a também não discreta, mas com certeza mais 'diferente' do goleiro. 

Você acha que eu não irei reconhecer também alguns erros graves do Fifa 14 não? Tu é que se engana, meu caro. Aqui vão alguns erros graves que o game não deveria ter cometido.

O volante Correa, da Lusa, viu o seu vistoso topete ir por água abaixo em Fifa 14 (Foto: Reprodução/Murilo Molina) (Foto: O volante Correa, da Lusa, viu o seu vistoso topete ir por água abaixo em Fifa 14 (Foto: Reprodução/Murilo Molina))
Meia Correa, da Portuguesa, no Fifa 14

O meio-campista Correa, que já passou por times grande como o Flamengo e o Palmeiras que atualmente está na Portuguesa de Desportos, também está um pouco diferente: O game não preferiu dar atenções ao cabelo do camisa 8 da Lusa. Vamos ver também a diferença de outro jogador que me chamou à atenção:

Só o bigode pra salvar Willian, do Cruzeiro, de sua versão virtual pouco inspirada (Foto: Reprodução/Murilo Molina) (Foto: Só o bigode pra salvar Willian, do Cruzeiro, de sua versão virtual pouco inspirada (Foto: Reprodução/Murilo Molina))
William, do Cruzeiro, no Fifa 14


O ''bigodudo'' William, atacante do Cruzeiro Esporte Clube e atual campeão brasileiro, também não foi editado com inspiração. O jogador não chega a ser um caso sério como é Elias do Flamengo, mas não é bem retratado. O que parece? A camisa e o bigode (risos).

Dá pra perceber que o Pes também tem erros sérios de jogabilidade, coisas que o Fifa praticamente não tem. Só para especificar e deixar bem claro: Não sou a favor nem de Fifa nem do Pes, gosto e admiro os dois jogos igualmente. Só disse o que eu acho a respeito das versões atuais e atualizadas (a verdade que prevalece segundo comentários de várias pessoas em uma análise no site TechTudo). 

Até a próxima! Valeu.

Nenhum comentário: