domingo, 6 de abril de 2014

Estaduais 2014 - Parte 1

Falarei na crônica o resumo de boa parte dos Estaduais 2014
Vamos agora falar sobre futebol. Mais precisamente, sobre os Estaduais 2014. Sabemos que eles já estão para acabar. E também é correto afirmar que é no final dele que a emoção vem à tona, já que, tirando os times grandes, normalmente os pequenos apresentam um futebol de baixa qualidade técnica. Claro que podemos safar alguns times: No Rio de Janeiro, podemos safar a Cabofriense, liderada pelos meias Éberson e Daniel Tijolo e o possível atacante contratado pelo Botafogo Fabrício Carvalho. Em São Paulo, Penapolense, Botafogo-SP e Ituano. No Rio Grande do Sul, o Brasil de Pelotas é a surpresa da vez. Em Pernambuco, a novidade é o Salgueiro; enfim, vamos explicar um resumo dos Estaduais e alguns resultados de jogos importantíssimos para times de várias partes do Brasil.

Desempenho dos times grandes nos campeonatos regionais

Nessa crônica completa de resumo não poderiam faltar os times grandes espalhados por boa parte nacional como destaque. No Rio de Janeiro, praticamente todos os times grandes se deram bem. Digo praticamente porque o Botafogo não foi nem um pouco longe na competição regional. A base do time, muito usada por causa da importância da Libertadores para o clube, não funcionou, e o time perdeu e empatou várias e várias partidas bobas. Já por um lado o Flamengo se deu e, apesar de poupar também jogadores para a competição continental, se deu muito bem: Teve e tem sempre boas atuações no campeonato, já que a única derrota em todo o campeonato do time rubro-negro foi contra o rival Fluminense, no considerado maior público da Taça Guanabara. O jogo foi realizado no estádio Mário Filho, o Maracanã, com um público de cerca de 18 mil pagantes (para você, caro leitor, ver que o público nos estaduais foi um fiasco completo). O Fluminense foi o segundo colocado na Taça Guanabara, logo atrás do campeão Flamengo. Vacilou algumas vezes ao longo dos 15 jogos da competição, mas logo ficou em pé e se recuperou. Não se classificou para a final ao perder para o Vasco, no segundo jogo da semifinal, por 1 a 0. Por falar nisso, o cruz-maltino, apesar de estar na Série B este ano, mostra que aprendeu com seus erros ano passado e tem um belo time de Série A. Está disputando de igual para igual a final contra a equipe da Gávea. 

Já em relação aos times paulistas (de São Paulo), os fiascos são enormes. Justificativas? Campeonato mais difícil de todos, jogos demais, blá, blá, blá, blá, blá, blá. Claro que isso é bem verdade, mas até que é uma desculpa esfarrapada. O Corinthians foi a maior negação/decepção do torneio da FPF (Federação Paulista de Futebol). Em crise no decorrer da fase de grupos, o time não se recuperou a tempo, e com uma rodada de antecipação empatou com a surpresa Penapolense e deu adeus ao campeonato. O São Paulo até que foi mais ou menos na fase de grupos, mas a Penapolense também foi a pedra no sapato do tricolor paulista. O Palmeiras vinha todo soberano/poderoso para enfrentar o Ituano na semifinal da competição, mas a equipe jogou mal, e foi eliminada, perdendo por 1 a 0. O Santos, com seu ataque de garotos poderosos, foi o único time que não desapontou a cidade e o estado, respectivamente, de São Paulo no decorrer do campeonato. 

Os times gaúchos Internacional e Grêmio não decepcionaram de forma alguma seus queridos torcedores gaúchos e espalhados em boa parte do Brasil. O colorado, como é conhecido, contou com Wellington Paulista e cia. para decretar uma bela classificação. O Grêmio, com seus garotos talvez até mais poderosos do que o do time do Santos, também passou de fase. Ambos estão na final. Os catarinenses também não decepcionaram, e por aí vai.

Mas os times grandes do nosso futebol que decepcionaram de verdade em perfeita harmonia estiveram presentes no Campeonato Paranaense de Futebol. Coritiba, Atlético-PR e Paraná decepcionaram a todos e a final da competição é entre Maringá e Londrina. 

P.S: Os resultados só serão mostrados depois de domingo, já que sabemos que os estaduais mais importantes terminam neste dia. Vocês, leitores, viram esse resumo breve. Não percam a segunda parte, meus amigos! É de arrepiar!

Até a próxima!

Nenhum comentário: