sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Livros que Já Li - O Caçador de Pipas

O Caçador de Pipas: Um livro excelente
Como você já percebeu, essa é a continuação da série do blog "As Crônicas do Gabriel", a "Livros que Já Li". Dessa vez, vou falar do maravilhoso livro "O Caçador de Pipas". Mais um dos magníficos que eu já vi. Um livro escrito por Khaled Hosseini, um escritor árabe que incrivelmente sabe fazer romances como ninguém, sem contar que ele faz parecer fácil ao nosso ver, mas não é. Longe disso. Então vamos deixar de falatório e mãos a obra.

A história gira ao redor de Amir agha, um menino de família rica e criou amizade com o criado da casa dele Hassan. Durante anos e anos, Hassan foi fiel como um melhor amigo deve ser. Mas Amir, quando tinha a sua oportunidade de mostrar o seu valor, quando Assef, um mero inimigo dos dois, violentou o pobre cozinheiro hazara. Nada de ajuda por parte do personagem principal da história. Acontece que o empregado jovem não cria raiva de Amir. No final, Hassan conta tudo para seu pai, Ali, e eles vão embora da casa que antes era quase como um lar para eles. 

Anos depois, lá está Amir, casado com Soraya Taheri, filha de um general, com uma vida. Mas descobre via Rahim Khan que Hassan e a mulher Forzana foram mortos pelo Talibã (o que acabou com o Afeganistão), que ele escreveu uma carta com foto e tudo e deixou de herdeiro um filho chamado Sohrab. Por ele, o antes menino já adulto e que perdeu o pai há anos, lutou com Assef e quebrou várias partes de seu corpo. Inclusive foi Sohrab que derrotou o inimigo. Depois de um incidente, Sohrab voltou para os Estados Unidos, mas calado. O livro termina com Amir brincando com pipas, a brincadeira mais marcante dele com Hassan, e Sohrab rapidamente sorrindo, o que não tinha feito há muito tempo.

Até a próxima!

Nenhum comentário: