domingo, 27 de novembro de 2016

A reta final do Brasileirão - Penúltima parte

Resultado de imagem para futebol brasileiro 2016
E aqui estamos nós mais uma vez pra falar de futebol. Muitos podem não gostar de esporte e não concordarem com a minha intenção de elaborar uma crônica relacionada à futebol... Não vou querer 'forçar a barra'. Quem não gosta de ler postagens assim não precisa nem se dar ao trabalho de ler até aqui. Achei bastante necessário redigir esse texto; afinal de contas, o Campeonato Brasileiro (Séries A e B serão o nosso foco hoje, já que as Séries C e D já foram decididas há algumas semanas atrás) e a Copa do Brasil estão para acabar, e eu, sedento por futebol (esse esporte magnifico ao meu ver), não poderia deixar de publicar uma crônica em relação à reta final das competições de maior importância do país.

Resultado de imagem para vasco 2 x 1 ceará
Primeiramente, vamos falar de Série B. Que ironia, não é mesmo? Utilizar o advérbio "primeiramente" quando, ao mesmo tempo, estou me tratando da segunda divisão (risos). Pois então.. O Atlético-GO, já matematicamente garantido na liderança há rodadas atrás, não fez feio na última rodada. Recebeu o Bahia em Goiás e derrotou o tricolor baiano por 2 a 1 de virada; mesmo com o resultado, a equipe derrotada também comemorou, uma vez que, apesar de ter perdido o jogo que lhe restara, o Náutico (time que estava em quinto lugar na tabela) não fez a sua parte e perdeu em casa para o desesperado Oeste (que, por sua vez, garantiu a sua permanência na Série B com o incrível feito de permanecer vencendo apenas 2 jogos no segundo turno); portanto, o alvirrubro continua na segunda divisão, Quem também subiu foi o Avaí (que empatou no duelo contra o Brasil de Pelotas em um jogo bastante sonolento que não valia mais nada para as duas equipes, já que o Brasil estava no meio de tabela e o time catarinense já estava garantido na primeira divisão do ano que vem), juntamente com o tradicional Vasco da Gama, que derrotou o Ceará de virada no Maracanã por 2 a 1 e, de forma sofrível, garantiu a sua vaga na Série A de 2017. Veremos se o clube cruz-maltino se organizará de forma adequada para que o time possa colher bons frutos na competição do próximo ano. 

Resultado de imagem para palmeiras 1 x 0 chapecoense
Quando o assunto é "Série A", não dá pra esquecer o Palmeiras. O alviverde, no decorrer do campeonato, mostrou-se superior em relação aos seus oponentes e, com uma rodada de antecedência, pode se sagrar campeão pela nona (ou, para alguns rivais, quinta, pelo fato de o clube paulista considerar os títulos conquistados na Taça Brasil de antigamente) vez. O clube recebeu a Chapecoense em um domingo ensolarado e de muita festa no Allianz Park. Com gol de Fabiano, a equipe palmeirense pôde descartar qualquer possibilidade de vice-campeonato. Mesmo se tivesse perdido, isso seria apenas uma mera formalidade, já que o Santos, a única equipe que ainda tinha chances matemáticas de 'roubar' o título, perdeu para o Flamengo no Maracanã por 2 a 0. O rubro-negro carioca está no segundo lugar, com 70 pontos (7 atrás do Palmeiras, mas não há mais a probabilidade de título para o Mengão), e 'tomou' o segundo lugar do alvinegro praiano; mas ainda falta uma rodada para que isso se confirme. Por enquanto, Atlético-MG, Atlético-PR e Botafogo estão nas 'vagas acessórias' do G6. Lá na 'parte de baixo', Figueirense, Santa Cruz e América-MG apenas 'cumpriram tabela', uma vez que estas equipes já estão rebaixadas. Por incrível que pareça, nenhum destes times perdeu na rodada (O Figueira ganhou do Fluminense por 1 a 0, o Santinha goleou o time misto do Grêmio pelo estupendo placar de 5 a 1 e o América-MG empatou com o Sport por 2 a 2)! A última vaga na 'zona da degola' está sendo decidida entre Sport, Vitória e Internacional. O Inter venceu o Cruzeiro no Beira-Rio por 1 a 0; porém, esse resultado ainda deixa o colorado na décima sétima colocação, com 42 pontos. O rubro-negro pernambucano empatou com o lanterna América-MG e ainda continua com riscos matemáticos de queda. O Vitória, equipe que está na décima sexta colocação na classificação geral, enfrenta o Coritiba no Couto Pereira e precisa, no mínimo, vencer uma das duas partidas que lhe restam.

Resultado de imagem para atlético-mg 1 x 3 grêmio
Enquanto isso, Atlético-MG e Grêmio lutam pelo posto de "time campeão" da Copa do Brasil. No primeiro jogo, a equipe gremista derrotou o Galo por 3 a 1 em pleno Mineirão, e pode perder até por um gol de diferença para se sagrar campeão. E aí? Quem levanta o caneco? Ao meu ver, o Imortal está muito próximo do título; o clube não sabe o que é 'levantar a taça' há 15 anos.

'Tá tudo pegando fogo!'

Até a próxima.

Nenhum comentário: