quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Futebol - Dinheiro ou a glória?

O que é mais importante no mundo do futebol? O dinheiro ou a glória?
Como todos sabemos, a profissão jogador de futebol está longe de ser uma das menos remuneradas do mundo. Os jogadores e, claro, grandes craques que podem afirmar isso bem. Sabemos que comparar o salário de um jogador de futebol com um professor é completamente ou uma loucura ou até um absurdo, já que estes ganham 'rios de dinheiro', já os mestres (como aqui no Brasil) só ganham um salário considerado baixíssimo em relação aos que praticam esse esporte. Bem, mas o assunto da crônica não chega a ser bem esse, não. Vamos então tentar responder uma incógnita que muitos e muitas discutem já faz um tempo: O que vale mais para um jogador de futebol? O dinheiro que ele recebe ou a glória que ele pode obter durante vários clubes? Vamos ao próximo parágrafo.

Bem.... Este é um assunto meio difícil de responder, então vou tentar falar e explicar do meu ponto de vista aqui nesta postagem. Acho que um jogador como Cristiano Ronaldo, por exemplo, com certeza obtém e sempre obteve as duas coisas em toda a sua grande e renomada carreira de jogador. Ele (o português) começou a lucrar melhor e a ganhar fama, como todos sabem, na Inglaterra, já que o mesmo jogou no Manchester United. Fez muitos gols e brilhou na época pelo time de Manchester, tanto é que foi logo de cara contratado pelo Real Madrid. Diferentemente de muitos jogadores, como Robinho, o craque permaneceu na equipe merengue e ainda não saiu de lá, sendo atualmente o melhor jogador do mundo. Podemos também citar o atacante Lionel Messi, que atualmente joga no Barcelona, rival do Real. O jogador, que foi revelado pelo time argentino Newells Old Boys, ainda não saiu da Catalunha. Atualmente ganha um enorme salário e já foi eleito quatro vezes o melhor do mundo pela Fifa. Estes são exemplos de jogadores que, no caso, conseguiram obter os dois. Mas o que é melhor para os jogadores que não têm a mesma sorte e a mesma habilidade que estes? Veremos.

Não podemos dizer que em qualquer time um jogador apenas brilha. Sabemos que essa afirmação não é e nunca será verdadeira. Futebol é conjunto, meu amigo/minha amiga. Mas existem, claro, os jogadores que dão um brilho maior em uma equipe. Também não podemos afirmar diretamente que um jogador que joga em uma equipe de menor expressão tem glória. Isso depende. Times pequenos, normalmente, têm uma pequena concentração de torcedores. As probabilidades de um craque ganhar dinheiro e ter glória numa equipe de menor expressão são muito pequenas. Enfim.... Temos um grande exemplo que afirma que a glória é mais importante que o dinheiro. O jogador Carlos Eduardo, que jogava no Flamengo no passado, afirmou que chorava ao lembrar da perseguição (vaias diversas) que a torcida do Mengão fazia a ele mesmo. Isso prova que dinheiro para um jogador de futebol não falta muito. Dá para sustentar qualquer um, lógico. Já a glória não é todo mundo que almeja alcançar e alcança fácil. E não são todos os que alcançam. Só os melhores, os soberanos, os verdadeiros jogadores de futebol.

Até a próxima!

Nenhum comentário: