sábado, 20 de setembro de 2014

'Macacos' ou não?

Campanha #SOMOSTODOSMACACOS, feita há alguns meses atrás por famosos do Brasil inteiro, acabou não pegando bem
Pois é, pessoal. O racismo é um assunto simplesmente inacabável em terras brasileiras. Como todos sabemos, ocorreu mais um ato lamentável no jogo Grêmio X Santos, válido pela Copa do Brasil. Alguns indivíduos (como a torcedora Patrícia Moreira) que se julgam gremistas chamaram o goleiro Aranha, da equipe santista, de 'negro vagabundo' e 'macaco'. Vale lembrar, obviamente, que a partida aconteceu na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Simplesmente acho que esses indivíduos não devem nem se chamar de 'torcedores'. Um bando de hipócritas que não sabem aceitar um ser humano pela sua cor e sua raça. Mas vale lembrar que o mesmo Brasil que criticou e muito a atitude destas pessoas influenciou tudo isso.

#SOMOSTODOSMACACOS: Campanha não pegou bem

Como todos sabem, eu inclusive eu até postei no grupo apostando e gostando dessa campanha realizada em diversas redes sociais - como o Twitter, o Facebook e o Instagram. Mas, com o passar dos dias, acabei claramente mudando de ideia. Os seres humanos negros são negros, morenos, enfim.... Seres humanos em geral. E não macacos, como essa hashtag retrata. Vale lembrar que Daniel Alves sofreu racismo jogando pelo Barcelona e foi por causa deste ato triste que criaram esta campanha. Não concordo com ela, apesar de ter uma boa intenção.

Acho que é por isso que esta hashtag não pegou bem. É lógico que não explica uma atitude tão ridícula como a que fizeram com o Aranha. Mas porque não uma hashtag #FECHADOCOMODANIELALVES, que condizia mais com o momento? Acho que seria uma frase mais ideal. Bem, essa crônica foi mais ou menos para a minha pessoa expor uma ideia mais aberta do que ela mesmo pensa. Mais ou menos isso.

Até a próxima!

Nenhum comentário: