domingo, 5 de março de 2017

O Mulato - Resumo

Resultado de imagem para o mulato
Geralmente, sempre posto as "partes 1 e 2" de cada livro que eu passe a ler/apreciar. No entanto, concluí "O Mulato" em questão de cinco dias, uma vez que adquiri a edição condensada do romance (uma compactação do livro original; porém, nada é alterado, só a questão do tamanho). A obra é da autoria de Aluísio Azevedo e retrata o quão preconceituosa era a sociedade brasileira da época para com os negros.

A história se passa em São Luís do Maranhão. Manuel "Pescada", já viúvo, tinha Ana Rosa como filha. Ela, por sua vez, esperara um pouco mais de atenção de seu pai para com ela, já que se tornara adulta e completamente sedenta por afeição. Ana Rosa vivia sob os cuidados de sua avó (sogra de Manuel), que, por sua vez, era rabugenta, sisuda e cruel. A menina tinha pequenos 'ataques' quando se lembrava de que, na sua vida, lhe faltava amor de todas as partes (não só do seu pai); por isso, para compensar essa falta de carinho, ansiava pela chegada de alguém que, porventura, mudaria sua vida para melhor por completo.

E esse 'personagem' tornou-se inesperado: Foi o seu primo Raimundo, filho do saudoso José Pedro da Silva (irmão do Pescada). Anteriormente, os dois já tinham se visto quando pequenos; no entanto, com a ida de Raimundo à Portugal por motivos peculiares, ambos perderam a proximidade que tinham um do outro - até que Raimundo retornou ao Maranhão. Motivo? Apenas negócios, uma vez que o mulato era um nobre comerciante (membro da classe mais alta de Portugal). Quando os dois se viram pela primeira vez, logo houve uma química mais forte entre eles (era a paixão chegando na vida daqueles jovens que, por ironia do destino, teriam uma vida mal-afortunada a partir dali).

Aos poucos, a paixão de ambos foi aumentando; e os empecilhos também. Manuel queria que a filha se casasse com o caixeiro João Dias, seu amigo de longa data e que também era louco de amor e ciúmes por Ana Rosa; o casamento era prometido (até que a menina encontrou o verdadeiro significado do amor, que logo lhe tiraria a vida). O cônego Diego, também amigo do peito do Pescada, fez de tudo para impedir a união dos dois (por alegar à todos que Raimundo era mulato e por ter medo que o próprio descobrisse a verdade da morte do pai, que fora premeditada e executada pelo cônego).

No fim das contas, quando Raimundo e Ana Rosa planejaram fugir para que os dois, finalmente, pudessem se amar em paz e livres daquele preconceito inaceitável que os dois (principalmente o mulato) enfrentavam, João Dias e Diego armaram uma emboscada que acarretou na morte do jovem - um tiro nas costas dado pelo caixeiro foi o suficiente para tirar a vida dele. Com a morte de Raimundo, logo Ana Rosa pôs-se a ter um daqueles ataques estéricos; dessa vez, este foi tão intenso que matou aquela pobre infeliz.

Com um final horrendo e triste, podemos perceber que essa obra-prima escrita por Aluísio Azevedo teve o intuito de mostrar o quão preconceituosas eram as pessoas naquele período em que a escravatura ainda existia e o racismo predominava. Podemos perceber o quanto a sociedade mudou o seu pensamento, por mais que atos e pessoas racistas ainda sejam encontrados no mundo.

Até a próxima!

Nenhum comentário: