domingo, 11 de setembro de 2016

Futebol -Humor e provocações em seus melhores dias

Resultado de imagem para humor entre torcidas
Eu poderia muito bem colocar no título dessa crônica algo como "Campeonato Brasileiro - Andamento da competição e classificação geral", mas o meu texto objetiva algo que vai muito mais além de simples resultados e contas que agrupam as equipes de forma decrescente na tabela classificatória. Quero falar no espírito de humor e as provocações entre as torcidas rivais, mas que não são tão inimigas assim. Era disso que estávamos precisando. Da volta do 'futebol de antigamente'. Talvez não com os mesmos craques de antes jogando aqui no nosso país, mas sim com o espírito provocador do torcedor brasileiro, aquele mesmo espírito perspicaz de antes. Seja esse comportamento explícito em redes sociais, ou até mesmo nos estádios. Será, então, a volta por completo do 'antigo futebol'?

Disso não sabemos, porém podemos satisfatoriamente afirmar que a violência nos estádios está diminuindo. Casos raríssimos de atos violentos envolvendo torcidas organizadas dos clubes ocorrem ainda, como no jogo entre Flamengo X Palmeiras, válido pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Ambas as equipes foram, de certa forma, punidas. Por exemplo: no jogo Palmeiras X Flamengo, que ocorrerá quarta-feira e válido pelo returno da competição nacional, não serão vendidos os ingressos para a torcida visitante (no caso, a rubro-negra), devido à briga entre as duas torcidas no primeiro jogo lá em Brasília. Mas não se preocupe, flamenguista - o clube alviverde também será/já foi punido por causa desse trágico incidente -, assim como também a Sociedade Esportiva Palmeiras tem o mesmo direito que o Clube de Regatas do Flamengo de recorrer para diminuir um pouco esta punição.

Exceto esse ocorrido, graças ao bom Deus não nos deparamos com essas cenas horrendas nos estádios brasileiros. E o melhor disso tudo é saber que as torcidas estão sendo mais cordiais e não estão querendo 'partir para a briga'. De forma amigável e sarcástica, ficam batendo papo com os torcedores dos times adversários, querendo 'tirar o seu amigo de tempo', provocando, insinuando que seu time vai ser campeão, ou vai conseguir uma vaga suada para a Libertadores do ano que vem, ou vai conseguir uma vaga para a Copa Sul-Americana de 2017, ou ao menos vai conseguir permanecer na Série A do ano que vem. Cada um de sua maneira.

E vamos combinar: É muito legal ver quando times de torcidas de tamanho expressivo estão em boa fase e 'decolando' no campeonato. E não falo isso só porque sou Flamengo (sim, posso me dar ao luxo de ser rubro-negro nesse momento tão bom que o meu time enfrenta, porém estive junto com ele nos momentos mais difíceis passados no início do ano, quando fomos despachados na Copa do Brasil pelo Fortaleza, time que atualmente disputa a Série C no cenário nacional). Afirmo tal declaração porque sei que, quanto maior a torcida, maiores serão os sorrisos no rosto de cada um. Isso é questão de proporção. De probabilidade. De porcentagem. Seja lá do que for. Os dados estão todos aí, as estatísticas existem para nos provar. E agora, com Flamengo e Corinthians disputando as primeiras posições junto com outras equipes (como o próprio Palmeiras e o Atlético-MG), a alegria entre todos aumentam. E, em alguns casos, o ódio também, porque sempre vão existir os anti-flamenguistas, os anti-corintianos (em outros casos, os anti-sãopaulinos, anti-vascaínos, e por aí vai)... Mas isso é até saudável, se não houver agressão. Se não ocorrer atos de ofensas muito graves. Fora isso, tá tudo bem. Essa é a parte legal da coisa chamada futebol. Sem a sua plateia, esse esporte se assemelhava aos demais. Felizmente, não é o seu caso.

Prezo por esse humor saudável nos estádios que tanto buscamos ultimamente. Tudo bem, sou um garoto de apenas 14 anos, e acompanho lucidamente o futebol a partir de 2007 (desde então, virei fanático). Mas, de tanto assistir e analisar esse esporte e as relações 'extra-futebolísticas', hoje me leva a crer este maior desejo. Por fim, desejo boa sorte a todas as equipes das séries A, B, C e D, para que elas possam desempenhar excelente papel nessa reta final. E sim, esse humilde blog procurará postar crônicas relacionadas ao fim do BR2016 quando este estiver em seu término (e que Deus abençoe que eu possa estar radiante, falando de um possível triunfo do meu Flamengo, risos).

Um abraço para você que aturou todas essas palavras juntas e teve coragem o suficiente para ler esta crônica até o fim.

Um abraço, e até a próxima!

Nenhum comentário: