quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Rema, rima

Resultado de imagem para rima desenho
 Sempre fui fascinado pelo poder que as palavras têm, e nunca escondi isso de ninguém. Entretanto, sou mais fissurado ainda pela relação de rima que as palavras formam umas às outras. "Gabriel, você está se referindo à poesia em si?" Olha, pra ser sincero, não. É óbvio que, geralmente, os poemas têm essa relação de palavras rimadas. Mas, primeiramente, precisamos entender que os conceitos de poema e poesia são completamente distintos. Apesar disso, posso também afirmar que sou um amante da poesia.

 A rima é responsável pela harmonia entre palavras que têm suas últimas sílabas praticamente iguais umas com as outras. Se juntarmos amor com calor, turno com noturno, preço com conheço, paixão com sensação, terapia com morfologia, sintaxe com táxi (o som do x é completamente diferente, mas, combinemos, as duas palavras são meio parecidas), medo com Alfredo, fita com tulipa, Chaves com trave, mola com bola.. As possibilidades são infinitas, basta combinarmos e fazermos valer. As palavras nem sempre precisam ser levadas à sério!

 Passei (e passo) quatro anos escrevendo crônicas para postar aqui (e nem venha com a piadinha sem graça de dizer "poxa, você não passou quatro anos, e sim algumas horas desse período de tempo". Nem vem!) e, graças à liberdade que o gênero textual crônica me dá, pude me 'divertir' com o poder que as palavras exercem no nosso dia a dia; curti mais ainda quando me dei ao luxo de publicar um poema aqui, no ano de 2012. Obviamente, acabei fugindo do princípio do blog (que se limita apenas em crônicas e nada mais). Porém, achei justo que eu fizesse um texto desse tipo, até porque tinha até mesmo publicado um anúncio relacionado ao material esportivo de um time aqui da minha cidade. Enfim... O conteúdo do poema foi simples e inocente (uma vez que, feito por um menino de apenas dez anos de idade na ocasião, não tinha como sair outra coisa), entretanto, foi único.

 Continuo fazendo poemas ou até mesmo uns raps (só de brincadeira, é claro, mas com conteúdo de 'gente grande') de vez em quando; adoro essa 'brincadeira' que envolve a nossa mente. Não entendo como muita gente acha difícil e complicado rimar ou até mesmo entender as prosopopeias e metáforas presentes nos inúmeros textos que lemos (sim, tenho que admitir, estou fugindo um pouco do tema, risos). Mas é isso. Nem sempre as pessoas são do mesmo jeito que a gente - minha pessoa já deveria ter se acostumado com esse fato, mas ela insiste em achar que todos somos iguais em personalidade. Triste ilusão! - .

 Certamente, um bom entendedor compreendeu o que o título quis dizer (se é que ele pode falar alguma coisa; apenas transmite uma mensagem). Quis expressar por meio deste a ideia de que a rima precisa 'remar' (tentar prosseguir seu caminho no meio de um lago, que, no caso, é a nossa cultura). Precisamos mostrar, de alguma forma, a todos que o poder que as palavras têm é extremamente importante para a preservação de nossa cultura. Sem elas, não seríamos nada, e nem ao menos nos comunicaríamos. E sem o 'lazer' que encontramos nas rimas, de pouco adiantaria utilizar as palavras no nosso dia a dia.

Foi essa a mensagem que eu quis transmitir.

REMA, RIMA!!! 

(até mais!)

Nenhum comentário: