quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Como se faz uma crônica?

Vou explicar a todos como se faz uma crônica!
Bem... Desde 2012 (ano que criei o meu blog) venho me especializando muito no assunto crônica. Admito que, antes mesmo de começar esta espécie de aventura que é ter uma página virtual, não sabia bem o que era uma crônica. Sim. Não sabia muito. Mas, a partir de livros que continham este tipo de texto e por meio da internet, acabei sabendo o que é e como eu posso escrevê-la. Sim, meu blog poderia se chamar "Os Textos do Gabriel", não poderia? Sim, poderia. Mas eu preferi fazer crônicas. Sim, as crônicas. Um tipo textual que, muitas vezes, não é muito optado e é até pouco utilizado por muitos, que preferem contos, relatos pessoais, poemas... Por falar em poemas, já escrevi alguns aqui neste blog, como vários sabem, no período de 2012 ainda. Gostava muito deles também, mas acho que escrever crônicas parece ser um dom que eu tenho. Me sinto mais a vontade escrevendo crônicas do que relatos pessoais, poemas, contos, enfim... Escrever crônicas é encarado como um prazer para mim, sim, senhor. Adoro escrevê-las. Adoro demais.

Enfim... O motivo deste título da crônica teve um intuito muito simples: Muitos já me fizeram esta pergunta. Ou aqui nos comentários do blog, ou no dia-a-dia... Foram muitas essas perguntas. Foram até demais. Então eu decidi escrever aqui sobre isso, com esse título, com uma explicação melhor para que todos vocês entenderem. Muitos acham que crônica é um texto complicado de se fazer. Pois não é. Simplesmente as pessoas, de não conhecerem muito esse tipo de produção textual, ficam com 'medinho' de escrever ou às vezes tentam escrever, pensam, pensam, tentam escrever, revisam seus textos, pensam, usam a cabeça, pensam, pensam mais 150 vezes... E não conseguem fazer. Existem pessoas que conseguem, mas acabam não fazendo-as com o famoso olhar crônico (um olhar muito mais que necessário para estes tipos de textos). 

Sim, meu amigo. Crônica é um texto diferenciado. Especial. Inspirador. Legal. Bonito. Uma produção textual que tem de tudo um pouco. Tem uma pitada de relato pessoal, com uma colher de sopa de poema, com 500g de contos... Bem.. Tem de tudo um pouco mesmo. Como se fosse uma bela receita de uma comida qualquer e especial. E não é a toa que muitos escritores ótimos, como Martha Medeiros e Gabriel Garcia Marquéz (que infelizmente nos deixou a um tempinho atrás) optaram por escreverem várias e diversas crônicas, expressadas ou em colunas (caso de Martha Medeiros) ou de livros (exemplo: os dois, no caso). Enfim... Crônica é isso, meu amigo. Crônica é isso, minha amiga. Crônica é boa, legal, irreverente, maneira, sincera, de uma privacidade aberta e sem igual. É de uma pureza absurda. De uma pureza impressionante, apaixonante, comovente, até. Crônica é de tudo um pouco, e é isso que a deixa totalmente especial.

Até a próxima!

Nenhum comentário: