sábado, 27 de agosto de 2016

Olimpíadas 2016 - Um sucesso ou um retrocesso?

Resultado de imagem para olimpiadas 2016
Primeiramente, venho com a finalidade de me desculpar com você, que é leitor assíduo desse humilde blog e ainda insiste em continuar lendo este mesmo depois de tanto tempo fora de fama e com poucas atualizações recentemente (risos). Eu fiquei encarregado de postar a crônica final quando ocorresse o término das Olimpíadas - estas acabaram, e minha pessoa não fez nenhuma postagem relacionada a isso. Mil perdões, meus caros; acreditem, eu queria ter feito isso. Porém, as ocupações estão tirando onda comigo, e infelizmente me impediram de postar aqui.

Agora vamos para o que realmente interessa. Sim, meus amigos, as Olimpíadas aqui no Rio tiveram o seu fim. Com direito a vitórias inesperadas de brasileiros. Decepções que tivemos por parte de alguns. A nossa Seleção Olímpica conquistando um ouro inédito de forma sofrida em pleno Maracanã diante da tão temida Alemanha, depois do trágico 7 a 1 na Copa do Mundo de 2014. As exibições brilhantes de ídolos mundiais, como o nadador americano Michael Phelps (que, infelizmente ou felizmente para os outros atletas poderem competir em um nível menos descomunal, se aposentou) e o atleta jamaicano de atletismo Usain Bolt encheram de orgulho os olhos dos espectadores. Sem contar as lindas cerimônias, tanto de abertura quanto de encerramento, no nosso 'Maraca'. Foi uma festa só. 

Mas aí que vem a questão. Os jogos olímpicos tiveram seu fim em terras brasileiras. Em 2020 ocorrerá em Tokyo, Japão; o nosso país terá que esperar muito tempo para poder se candidatar de novo a fim de se tornar, mais uma vez, o país sede - como assim, Gabriel? Bem, este é o regulamento, se levarmos em consideração a Copa que sediamos em 50; só voltamos a sediar uma novamente em 2014, tendo nossa candidatura definida e o ocorrido dos sorteios apenas em 2007 -. E o pior de tudo isso não é este fato, e sim a crise que o Brasil enfrenta, tanto política, quanto econômica, como social. E isso nenhuma Olimpíada nos tirará dessa situação.

Pelo contrário; valores aproximados à 20 bilhões chegam a arregalar os olhos de qualquer brasileiro. Afinal de contas, a estrutura que cansamos de presenciar em televisões e até mesmo nos estádios, arenas e ginásios de todo o Rio de Janeiro obviamente não foi nada barata: Foi um investimento desproporcional às atuais condições em que o nosso país enfrenta. E como ficam nossos sistemas carcerários saturados? Nossas escolas públicas, decadentes, em sua maioria, de um ensino básico de qualidade? E os hospitais? Como fica a situação destes? Ah, mas para o Ronaldo, por exemplo, isso não importa (fiz referência à declaração infeliz dele em 2014, quando o 'Fenômeno' declarou que "A Copa não se faz com hospitais". Procure ler isso em sua mente com a voz enjoada dele). Vivemos em um país com essa dura realidade, e o que adianta 'maquiar' esse estado de nosso país com esses jogos, que divertiram a todos, mas que tampouco vão ajudar em alguma coisa? Ah, mas podem ajudar no incentivo ao esporte brasileiro. Mas o nosso problema maior não é a situação desportiva. Claro que o décimo segundo lugar no Quadro de Medalhas mostra o nosso fraco investimento em relação ao esporte daqui; mas seria excelente se o problema fosse apenas esse. Seria incrível, não é mesmo? Pena que não podemos nos dar ao luxo de declararmos isso.

Claro que eu curti esses jogos olímpicos. Vibrei com o nosso ouro em todos os esportes, principalmente no vôlei e, claro, a inédita medalha dourada no futebol, modalidade que eu particularmente adoro. Não estou negando isso. Porém, há dentro de mim o desejo de comemorar os hospitais quase vazios e sem calamidade pública; uma justiça de qualidade; uma educação que coloque o Brasil no patamar onde sempre mereceu, porém nunca se deu ao luxo de estar. E por aí vai.. Pode ser até pedir muito, mas já mostramos que podemos conseguir qualquer coisa quando realmente queremos. Por exemplo: Lula lutou muito para conseguir trazer a Copa do Mundo e os jogos olímpicos para este país. Conseguiu? Sim! Detalhe que eu não estou ou o criticando ou o elogiando, apenas falando que ele teve capacidade para trazer os dois eventos para nosso país. Então eu pergunto: Qual o motivo dos políticos não lutarem por um país melhor ao todo? Seria pedir demais? Bem que deveriam parar de encher seus cofres públicos com toneladas de dinheiro público e lutarem por isso. 

Então, por mais que a gente tenha se divertindo, a realização das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, ao meu ver, foi um retrocesso analisando os jogos e a situação política atual do nosso país como um todo.

É só minha opinião. Se não concordar, não precisa vir me apedrejar. Cada qual com sua visão.

Acho que é isso.

Até a próxima!!!

domingo, 14 de agosto de 2016

Olimpíadas 2016 - Parte 1

O Rio de Janeiro está sediando esse evento. E QUE EVENTO, MEUS AMIGOS!!!
Opa, meus caros amigos e parceiros. Depois de muito tempo, eu, enfim, volto a deixar este humilde blog atualizado. Como já esperado, vou comentar sobre o evento mais importante da atualidade. Certamente estamos falando das Olimpíadas deste ano. O evento está ocorrendo no Rio de Janeiro, a famosa Cidade Maravilhosa. Por enquanto, a realização dos jogos olímpicos está sendo um sucesso, tendo em vista as grandes exibições dos atletas nas diversas modalidades esportivas que são disputadas no cenário atual do esporte.

Podemos afirmar o quão proveitoso tem sido os jogos olímpicos para aqueles que estão acompanhando de perto. Tem sido uma grande experiência para pessoas acompanhar um evento de tamanha relevância mundial de perto. Você até pode perguntar: "Ué, Gabriel, então você é daqueles que consideram as Olimpíadas e a Copa como prioridades em relação à saúde, educação, etc.?" Não. Nunca disse isso, e nem afirmarei - só talvez numa possível data em que eu estiver completamente embriagado. Porém, já que o poder público gastou uma bendita grana em prol disso - infelizmente ou felizmente -, temos que aproveitar desse evento o máximo, uma vez que a renda dessa competição pode deixar os cofres públicos felizes - nossa, acabei de citar um exemplo barato de prosopopeia.

É uma pena que o "Team Brazil" não faça uma grande olimpíada. Obviamente, alguns esportes se salvam: O futebol, por exemplo, está sendo um deles. Tanto o masculino quanto o feminino não estão decepcionando tanto - vamos combinar, pessoal, vocês estão pegando muito no pé na Seleção masculina, a equipe de futebol começou até mal, com dois empates diante da África do Sul e do Iraque, porém está surpreendendo nos jogos. Não podemos simplesmente sacrificar parte dos garotos por causa do 7 a 1 sofridos contra a seleção germânica na Copa do Mundo de 2014. Infelizmente aconteceu, agora temos que nos reerguer para, quem sabe, já conquistarmos o ouro e a Copa de 2018, na Rússia. Vale lembrar que podemos até ter um "replay" da semifinal de dois anos atrás, já que, se o Brasil passar por Honduras na semi, vai enfrentar o vencedor de Nigéria e Alemanha. Vamos ver no que dá -.

As medalhas não estão vindo com muita frequência para os lados brasileiros, é verdade. Mas vale salientar que os atletas do Brasil estão executando um excelente papel nas Olimpíadas, tendo em vista o pouco investimento do Estado nas modalidades esportivas. Também está sendo muito proveitoso ver lendas como o nadador  norte-americano Michael Phelps em terras brasileiras. O monstro da natação mundial já coleciona medalhas de ouro aqui no Rio, tendo mais passagens no pódio que toda a delegação brasileira. Exceto a natação brasileira e o basquete feminino, todos os atletas estão fazendo sua parte em busca do tão sonhado ouro, e, como já havia salientado antes, os esportes coletivos, em sua maioria, estão dando um show e mostrando o verdadeiro potencial de nosso país quando se trata de superação e habilidade em qualquer área que ocupamos. 

Pra variar, estamos sendo anfitriões hospitaleiros. Encantamos o mundo naquela Copa magnífica (que só não foi melhor por causa daquela tragédia ocorrida com a nossa Seleção em pleno Mineirão), e nos jogos olímpicos não está sendo diferente; como é bom ser brasileiro, meus amigos! Apesar de toda dificuldade e a crise que enfrentamos, continuamos mostrando nosso poder e alegria diante dessa roubalheira toda que está acontecendo no nosso país.

                                                           Observações finais...

E depois de alguns dias, eu volto a postar uma crônica de verdade, levando em conta vários textos curtos postados aqui recentemente. Não tá sendo fácil estudar na escola, pro exame de seleção do IFRN deste ano e atualizar este blog maravilhoso ao mesmo tempo. Ainda me falta atualizar a seção "o cronista" daqui. A foto está antiga, e eu não tenho mais 13 anos (risos). Quando eu tiver mais tempo, corrigirei este erro bobo.

Pra quem não sabe, no ano de 2012, eu também fiz uma 'cobertura' dos jogos olímpicos de Londres. Quem quiser conferir, é só pesquisar no arquivo do blog algo relacionado que você vai ver. Se o texto estiver um pouco fraco, compreenda. Na ocasião, eu só tinha 10 anos. Hoje tenho 14, sou ainda muito novo (risos), porém melhorei um pouco minha escrita. Isso é natural... com o tempo você aprende essas coisas básicas. 

E até a parte dois!!! Abraços. ;)